O SURGIMENTO DO RECANTO DOS AVÓS
Muito verde, muitas flores, muitos cantos de pássaros, uma pequena grutinha, uma casa grande toda avarandada, porém simples, construída em uma área bem grande e plana.
Mas o proprietário não fez uso dela para sua moradia devido ao seu trabalho.
Sentindo em seu coração, um chamado para o cumprimento de alguma MISSÃO solicitada por DEUS, e ele como um Verdadeiro Cristão, resolveu então fazer algo para ajudar ao próximo. Lembrou-se de sua chácara, que por acaso, estava alugada e ainda estavam fazendo mau uso do seu imóvel. Pediu-a de volta e fez nela uma pequena reforma.
Pensou então em abrir algum orfanato mas, pensando um pouco melhor, chegou a conclusão que orfanatos existem muitos e cuidar de crianças é algo que a maioria das pessoas apreciam em ajudar e a cuidar.
Precisava fazer algo diferente e resolveu, há questão de uns 5 anos atrás, abrir em homenagem à sua própria mãe, uma casa de repouso, um asilo para idosos carentes e surgiu então a CASA DE REPOUSO RECANTO DOS AVÓS - INSTITUTO MARIA AMÉLIA.
Idosos, em sua grande maioria, principalmente com deficiências físicas/mentais, são na maioria das vezes, abandonados por seus próprios familiares, isto quando ainda existem familiares.
As dificuldades foram e ainda são imensas ...
O proprietário, presidente da entidade, precisou contratar funcionários para diversos afazeres, mas não poderia pagar muito para eles: Coordenadora, Enfermeira, Nutricionista, Cuidadoras, Médico que faz visitas e examina todos os idosos quinzenalmente (Dr. Sidiney), Cozinheira, Copeira, Auxiliares de Limpeza e Caseiro.
A Coordenadora, além de todas as tarefas de Coordenação do Asilo, ainda ajuda a dar banho nos pacientes, a fazer a administração dos remédios que cada idoso precisa tomar e faz muitas outras atividades com imensa alegria/satisfação. É também uma grande Cristã. Aliás, todos lá o são.
Este Recanto tem a capacidade para abrigar uns 25 à 26 internos.
Alguns desses internos que possuem uma aposentadoria, pagam mensalmente um valor irrisório de um salário mínimo. Uma grande maioria não tem recurso algum e então a área de saúde ou de assistência social, subsidia cada um desses internos sem recurso algum também com apenas um salário mínimo.
Mas, o que representa um salário mínimo mensal para abrigar, alimentar, higienizar e dar todos os cuidados à um idoso que nem sequer consegue se locomover sozinho?
Imagine o custo de 4 fraldas geriátricas por dia para um idoso com esta necessidade.
Imagine o custo mensal do proprietário para manter este recanto em funcionamento.
Há sempre manutenções necessárias a serem feitas no local.
Há um imenso gasto com energia elétrica.
E os custos dos alimentos?
Há centenas de itens que precisam ser controlados, mantidos e pagos mensalmente.
Alguns amigos do proprietário colaboram com ele, mas isto, além de muito bem vindo, é pouco.
Quem vier visitar este recanto irá notar que ele, apesar de simples, é muito limpinho e os idosos sempre bem cuidados com seus banhos diários, suas barbas feitas (nos casos dos idosos do sexo masculino).
Na cozinha, os panelões brilham e todos que por lá, por ventura precisam entrar, precisam utilizar toucas especiais.
Para manusear certos idosos, as cuidadoras precisam sempre utilizar luvas cirúrgicas descartáveis para evitar qualquer tipo de contaminação de ambas as partes.
Venha conhecer este RECANTO DOS AVÓS e depois tire a sua própria conclusão.